FEVEREIRO 2020

08 a 13 de fevereiro de 2020

Itego Basileu França

Goiânia - GO

Professores, palestras e cursos confirmados

Iluminação

Processos de criação de luz com Paulo César Medeiros

Temos confirmada a presença do renomado iluminador Paulo César Medeiros. Iluminador da terceira geração de iluminadores cariocas, destaca-se nos anos de 1980 e 1990 desenhando a luz para diversos espetáculos. Parceiro constante nas realizações dos diretores Bibi Ferreira (1922-2019)Márcio Vianna (1949-1996) e Gilberto Gawronski (1962).

No curso serão explorados os temas:

- Fases do processo de criação (Ensaios, reunião com os criadores, decupagem, pré-roteiro, confecção do mapa de luz, roteiro final, manutenção do projeto...);
- História da Iluminação;
- Os grandes encenadores do século XX e a iluminação em seus trabalhos.

Sistemas DMX e Artnet com Daniel Ridano

Na indústria desde 1995, trabalhando como técnico de moving lights, treinador, operador e programador de consoles de iluminação. Gerente comercial para Latino-americano de MA Lighting desde 2004 a 2015. Diretor de Lighting Bits desde 2009 representando marcas de nível internacional como MA Lighting, Robert Juliat, MDG, Fiberfox, ELC Lighting, Ehrgeiz entre outras.

Ele ministrará uma oficina sobre as tecnologias e sistemas atuais de conexão de iluminação. Apesar desta tecnologia estar tão presente em nossos trabalhos, pouco é falado e discutido sobre o tema e ainda há muito dúvida.

Marcelo Augusto

Iluminador e professor de iluminação, além de desenvolver diversos projetos de iluminação e cursos na área, também é autor do livro Haja Luz! Manual de Iluminação Cênica.

Marcelo Augusto circulou com vários trabalhos artísticos pelas principais capitais do país. Participou de importantes festivais de teatro e dança do Brasil, como, por exemplo, Festival de Teatro de Curitiba, Mostra Brasil Telecom de Dança, Mostra SESC Cariri das Artes, Panorama Rio Arte de Dança, Cena Contemporânea, Palco Giratório SESC, Porto Alegre EnCena e Brasília Music Festival. 

Cláudia de Bem

Cláudia de Bem, gaúcha radicada em São Paulo, light designer, artista multimídia, pesquisadora, especialização em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG, mestre em artes cênicas (UFRGS) e doutoranda (USP-ECA), desde 2016. Professora convidada no Pós graduação IPOG, Professora convidada no Pós graduação Design Cênico na UA-UFRGS. A sua trajetória artística se configura pela utilização da luz como potência desencadeadora de processos criativos que compartilham o espaço e interpenetram-se de poéticas que dialogam com a luz, assim como, com a arquitetura , a teatralidade e a performatividade da visualidade. Durante sua carreira foi agraciada com 10 prêmios nas artes. Em 2015 e 2019, integra o Coletivo de artistas brasileiros a representar o Brasil na Quadrienal de Praga(PQ15 e PQ19), República Tcheca.

Washington Dias

Iniciou seu trabalho como Técnico em iluminação cênica no ano de 1996.

É Proprietário da WD Palco, Som e Luz que atua no mercado há 13 anos. Atua como Iluminador e Coordenador Técnico, na elaboração, criação, montagem, gestão e coordenação de espetáculos de Teatro, Dança, Circo, Shows e Concertos. Assim como na montagem de exposições, feira, congressos, mostras e festivais.

Atua como Iluminador Cênico, na elaboração, montagem e execução de projetos artísticos, empresariais e corporativos.

Tem em sua trajetória diversos projetos de grupos e cias, assim como mostras e festivais de referência no estado de Goiás e n o Brasil.

Rodrigo Assis

Trabalha há mais de 20 anos com projetos de iluminação voltados para artes cênicas, shows, instalações, desfiles, interiores e afins. 
Graduado em Design de Interiores, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e em Master em Arquitetura e Lighting. Professor de Pós- Graduação do IPOG, UNICURITIBA, UniRV e Unigran. 
Autor do livro “DESIGN DA ILUMINAÇÃO – Iluminação Cênica de um espetáculo teatral”.
Atualmente é responsável pelo laboratório de iluminação cênica e responsável pelo projeto e implantação do “Museu da Luz” da UFG. Organizador do Encontro Som & Luz.

Jamile Tormann

Com uma vasta experiência em iluminação cênica e arquitetural, ela estará presente no nosso evento palestrando. Atualmente é professora convidada na Unicurititba, Unisociesc - FGV, FAG, ESP e Instituto ESB. Foi professora convidada da Universidad Politécnica de Madrid. É coordenadora dos cursos de pós-graduação em projetos de iluminação em parceria com o Instituto ESB. Presta consultoria para diversos escritórios, lojas e empresas de arquitetura, design e iluminação.
É autora do livro Caderno de iluminação: arte e ciência, publicado pela editora Música e Tecnologia. O livro está em sua 4ª edição. Escreveu mais de 42 artigos publicados em revistas e periódicos

Som

Kenia Feitoza

Técnica de Áudio na empresa C A P Feitoza Prestasom - ME, onde também é Coproprietária, e atua na montagem, organização e logística de palcos e Técnica de monitor há 12 anos. Especialista em Microfonação de Orquestras e Corais.

Trabalhou em Festivais como Paralelo Sonoro, FAMU, Festival de Viola, Sesc Musical, Feira do Cerrado, Palco E-live

Anselmo Guerra de Almeida

Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi pesquisador visitante no CRCA - Center for Research in computing and The Arts da Universidade da Califórnia San Diego (1995/6). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: composição musical, música computacional, música eletroacústica, música contemporânea. Foi coordenador do Mestrado em Música da UFG por três mandatos e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. Lidera o Núcleo de Música, Interdisciplinaridade e Novas Tecnologias - UFG do Diretório de Pesquisa do CNPq

Engenheiro Acústico

Tiago Borges

Profissional que trabalha com som há mais de 25 anos na área, com cursos e treinamentos em áudio e consoles. Atualmente ele atua como gestor de uma equipe técnica. Possui site com diversos cursos e treinamentos na área, além de ganhador de vários prêmios.

Flavio Goulart

É formado em Engenharia de Computação e trabalha com áudio desde 1998, membro ativo da AES (Audio Engineering Society - http://www.aes.org), colunista do site Áudio Reporter (http://www.audioreporter.com.br/ ), colaborador da fan page Áudio na Estrada (https://www.facebook.com/AudioNaEstrada), tem ativo um canal no Youtube com mais de 110 mil views, com diversos vídeos com dicas sobre áudio profissional. Atualmente é Engenheiro de Sistemas e Técnico de PA da dupla Bruninho e Davi e ministra cursos de Áudio Profissional por todo o Brasil.

Leonardo Moraes (Leozinho Roadie)

  Profissional com uma vasta experiência, além dos trabalhos como roadie, ele trabalha com direção e produção de palco para diversos artistas e eventos, tais como Canto da Primavera, Festeja Caldas, Festival Bananada, Tour Criolo, dentre ouros eventos. Além de trabalhar com diversos artistas como Black Drawing Chalk, Geraldo Azevedo, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Michael W. Smith, dentre outros.

    Ele estará ministrando uma palestra sobre o trabalho de direção de palco e roadie.

Vitor Jesus

Músico Eletrônico, Produtor Musical, Treinador Certificado Ableton, Técnico em mix e master. Sócio-fundador da Music Lab, escola de produção musical e discotecagem situada em Goiânia.

Emerson Duarte

Vasta experiência com estúdios, tendo participado de gravações, mixagens e masterizações de trabalhos fonográficos. Atuou como especialista de áudio de marcas mundialmente consagradas como
Behringer, Midas, Klark Teknik, Turbosound, EAW e Power Soft.
Atualmente é Consultor técnico na empresa Taigar System, sócio-fundador da ED Audio & Tecnologia e F.O.H do artista Gabriel Farias.